Início de época com número histórico (33) de atletas em competição - Badminton

2023.01.23 - MJC

Realizou-se no passado fim de semana, 21 e 22 de janeiro, a primeira Jornada Zonal de Não Seniores e Seniores da época 2023 de Badminton.

No sábado, no Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda, ocorreu a competição Não Sénior, onde o FAC ocupou pódios e diversas fases finais.

Na categoria Sub-11, Maria Silva venceu as provas de Singular Senhora e Par Senhora com a parceira e semifinalista em Singulares, Beatriz Carvalho.

No escalão Sub-15 na prova de Singular Homem, Rúben Sampaio alcançou os quartos de final, enquanto que José Viana ascendeu até às semifinais, tendo subido ainda ao segundo lugar do pódio nas vertentes de Par Misto e Par Homem, respetivamente com os parceiros Ana Silva e Duarte Ferreira.

Nos Sub-17, Tomás Teixeira e Tomás Sabino sagraram-se vencedores na vertente de Par Homem. Beatriz Araújo, finalista na prova de Singular Senhora, e Eva Silva sagraram-se também vendedoras no Par Senhora. As atletas Maria Morado, Eva Silva e Ana Ferreira atingiram os quartos de final na vertente de Singulares.

No último escalão em competição, Sub-19, Rúben Pereira e Maria Araújo alcançaram o segundo lugar na prova de Par Misto e a dupla de João e Jorge Carvalho ascendeu até às semifinais da prova de Par Homem.

No domingo, a competição sénior realizou-se em Albergaria-a-Velha no Pavilhão Polidesportivo de Angeja.

Os atletas seniores do FAC, distribuídos pelas categorias Absolutos, C e D, tornaram a alcançar diversos títulos.

Nos absolutos, Sónia Gonçalves venceu a prova de Singular Senhora frente a Adriana Gonçalves e, como dupla, sagraram-se ainda as vencedoras na prova de Par Senhora. Joana Oliveira foi semifinalista no Singular e também terceira classificada, com a parceira Beatriz Campos, na vertente de Pares. Simão Ferreira, com Catarina Martins, ocupou o segundo lugar do pódio na prova de Par Misto e competiu com Tiago Araújo no Par Homem.

Na categoria C, Silvina Gomes atingiu as semifinais na vertente de Singular Senhora, tal como Rui Carvalho e Albertino Araújo na prova de Par Homem. Competiram ainda Joana Oliveira e Rui Carvalho na prova de Par Misto.

Na categoria D, o FAC tornou a subir ao pódio, desta vez com a dupla de Diogo Barbosa e Jorge Costa em segundo lugar na prova de Par Homem. Na prova de Singular Senhora, Catarina Gouveia alcançou os quartos de final e disputou a prova de Par Senhora com a parceira, Maria Nogal.

No próximo fim de semana iniciar-se-á, em Espinho, a primeira fase da prova mais prestigiada de equipas, a Liga de Clubes.

Esta contará com a presença de oito equipas da 1ª divisão, tendo o FAC como primeiro oponente o CDRP.