Sónia e Adriana na Nigéria

2019.07.29 - JMS

As atletas do Famalicense Atlético Clube, Sónia Gonçalves e Adriana Gonçalves, participaram no Torneio Internacional da Nigéria, que se realizou na cidade de Lagos, de 24 a 27 de Julho. Esta presença, inserida no projeto de Solidariedade Olímpica, visava a conquista de pontos para o ranking mundial, que permita alcançar o grande objetivo – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Na prova de singulares, Adriana não teve entrada direta no quadro principal mas ultrapassou a sua adversária nigeriana e conseguiu o apuramento. O “capricho” do sorteio fez com que as duas irmãs se defrontassem em terras africanas na primeira ronda, conseguindo a Sónia, triunfar. Nos Oitavos de final, a israelita de ascendência russa, vencedora do torneio na edição anterior, foi a adversária da nossa atleta e não foi possível a presença nos quartos-de-final do torneio.

Na variante de pares, a dupla do FAC defrontou uma dupla nigeriana no primeiro jogo e sem dificuldade, ultrapassaram as adversárias. No segundo encontro, frente à dupla turca, cabeça de série nº 1 da prova, não conseguiram suplantar-se e foram afastadas.

Na “Race to tokyo2020”, Sónia ocupa o lugar 100. O último lugar de apuramento olímpico estava, na última semana, no lugar 72. Com os pontos conquistados em África, estará próxima do 90º ugar.

A próxima prova pontuável com a presença da Sónia e Adriana, será na Polónia, em Setembro.