< >

Vitória na Madeira

2018.12.04 - RPC

A FAC/Crédito Agrícola, equipa senior de basquetebol, deslocou-se à ilha da Madeira para defrontar a AD Galomar, em jogo da 9ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

A equipa famalicense realizou uma excelente entrada na partida, alcançando rapidamente uma vantagem de 0-11. A equipa da casa só registou os primeiros pontos a meio do 1º período, após desconto de tempo pedido pelo seu treinador, tendo posteriormente conseguido equilibrar a partida, terminando o período com um resultado de 11-20.

No 2º período a partida foi muito equilibrado, com várias alternâncias de domínio. O FAC conseguiu contudo preservar a vantagem inicial, levando o jogo para o descanso em 34-44.

No 3º período a AD Galomar realizou uma excelente reação e, fruto do seu jogo exterior, conseguiu encurtar a diferença a 3 pontos, após 3 minutos de jogo, e depois a 1 ponto, com 6 minutos jogados. Neste momento a partida era disputada com muita intensidade e a cada posse de bola. Apesar da boa reação da equipa da casa, o FAC voltou ao registo inicial e conseguiu fechar o período por cima e obter uma vantagem de 8 pontos (22-20 no período).

No 4º e decisivo período assistiu-se a nova boa entrada da AD Galomar que, com 4 minutos decorridos, conseguiu o empate pela primeira vez na partida. Contudo, o FAC conseguiu novamente contrariar esta boa reação e, fazendo também uso do jogo exterior, restabeleceu rapidamente a vantagem que alcançara. No final a AD Galomar ainda conseguiu manter a emoção até ao final, obrigando o FAC a não vacilar nos lances livres finais. O placard final marcou AD Galomar 81-85 FAC/Crédito Agrícola, vitória merecida dos visitantes, numa deslocação complicada.

Com este resultado o FAC manteve o 3º lugar da tabela classificativa, registando 7 vitórias e 2 derrotas. No próximo fim-de-semana recebe a equipa “B” do SC Braga, que é atualmente o lanterna vermelha. O jogo realiza-se no dia 8 de dezembro (sábado), às 21:00, no Pavilhão Municipal de V. N. Famalicão.