< >

FAC CAMPEÃO NACIONAL

2018.06.11 - JMS

O Famalicense Atlético Clube é o novo CAMPEÃO NACIONAL da PRIMEIRA DIVISÂO SENHORAS!

O Centro de Alto Rendimento para o Badminton, das Caldas da Rainha, assistiu a mais uma memorável e fenomenal exibição do FAC. Foi uma época dominada pelo FAC no feminino e coroada com o título de Campeão Nacional. Com um percurso ascendente, o FAC era um dos três candidatos ao título, mais glorioso ainda, suportado por atletas formadas no clube. Fantástico!

As heroínas que permitiram o título: Sónia Gonçalves, Adriana Gonçalves, Catarina Martins, Joana Miranda, Fátima Moreira e Joana Oliveira. O treinador Campeão - Bruno Gomes!

Na prova, o FAC, fruto do 2º lugar do ano passado, apresentou-se como cabeça de série. No primeiro encontro vencemos a Académica de Espinho por claro 5-0 e garantimos a presença na meia final. Depois jogou-se o primeiro lugar do grupo. O FAC defrontou outra das favoritas, a CHEL do Algarve, e sabia-se que o vencedor tinha a final praticamente garantida. O FAC venceu brilhantemente por 3-1, num encontro difícil, que permitiu a dispensa do jogo da Sónia, mas que fez as nossas atletas acreditar em definitivo que seriam Campeãs!

Na meia final, O CREA (Lisboa) não conseguiu impor qualquer dificuldade e ao 3-0 o FAC já estava na final, terminando com 4-0 e a dispensa de Adriana do seu jogo. Na final, voltamos a defrontar a CHEL, que se superiorizou de forma notável, ao até agora detentor do troféu, o CSMA da Madeira por claro 3-0, na meia final.

Depois do triunfo na primeira fase, as nossas meninas não deram hipóteses. No primeiro encontro, Catarina Martins, que fez um campeonato fabuloso, deu o mote para o título, repetindo o triunfo sobre a campeã nacional de sub19, demonstrando a qualidade que lhe reconhecemos e venceu por 2-1, com os parciais de 21-17 / 18-21 / 21-12. Depois veio o primeiro jogo de pares. A dupla campeã nacional, Sónia e Adriana era a favorita e um triunfo colocava o troféu muito próximo. Num jogo em que não estiveram ao nível habitual mas suficiente para grandes recuperações, nos dois sets, triunfando com um duplo 22-20. Estava quase... O terceiro jogo apresentava-se desequilbrado. A dupla da CHEL, no segundo par era fortíssima e venceu a Catarina/Joana por 21-15 e 21-7, reduzindo a vantagem do FAC para 2-1.

O quarto jogo, segundo singular, levou Adriana Gonçalves para o campo. Imperial, Adriana não deu hipóteses e repetiu o triunfo da véspera, desta vez por margem folgada, terminando com 21-14 e 21 -17! Final inolvidável, com a merecida apoteose do pódio.

Também os homens jogaram. Na segunda divisão, terminaram na quinta posição. Paulo Silva, Miguel Pereira, Rui Carvalho e Leonardo Viseu, não tiveram sorte no sorteio, defrontando as equipas que chegaram à final. Em ambas perdemos por 3-2, estando muito perto de vencer o Clube Stella Maris (Peniche), que acabou campeão.

10 de Junho - dia de Portugal e da maior conquista colectiva do Famalicense Atlético Clube. CAMPEÔES NACIONAIS da PRIMEIRA DIVISÂO!